terça-feira, 8 de novembro de 2011

ESCLARECIMENTOS - DIAMANTE OU BRILHANTE?


Quando você pensa em um DIAMANTE logo vem em sua mente algo branco que reluz brilho, soa como pureza e mexe com os sentidos como a paixão?
Ok, mas antes da sua joia feita com eles, existem uma grande historia e explicações que espero ajudar a esclarecer duvidas!



Carbono puro a mesma do carvão e do grafite- aquele de lapis! Isso mesmo, essa é a composição dessa pedra tão fascinante e desejada.
Cristalizado sob altas pressões e temperaturas, nas mais profundas entranhas da terra há bilhões de anos.
Para se ter uma idéia, a mais jovem rocha vulcânica da qual se extrai diamantes possui a idade de 70 milhões de anos.A origem do nome, "Adamas", é grega. Significa invencível, indomável.





DIAMANTE X BRILHANTE – SÃO IGUAIS ?
Sim e Não. Calma, vamos explicar. Se considerarmos o princípio que "brilhante" é o nome de uma das formas (redonda) que um Diamante lapidado possa ter, então realmente um DIAMANTE é a mesmíssima coisa que um BRILHANTE. Porém, a palavra "Brilhante" é usada além desta explicação acima. Ou seja, diversas Gemas - naturais e sintéticas -são também denominadas "Brilhantes" pelo simples fato de reluzirem com os princípios físicos da Luz que "atravessa" o prisma e explode em brilho e cores. Então a melhor solução - ou definição - é que "Um Diamante pode ser um Brilhante, mas nem todo Brilhante é um Diamante".



Mas não vamos complicar!
RESUMINDO : As pessoas costumam errar ao dizer que querem comprar uma peça com brilhantes. A gema é diamante, brilhante é apenas o nome da lapidação. O diamante pode ser lapidado em diversas outras formas e lapidações e então não será mais "brilhante".O mais belo corte (lapidação) para o diamante é o chamado brilhante, criado pelo joalheiro veneziano Peruzz, no final do século XVII. Essa lapidação tem a forma redonda e compõ-se de 58 facetas. Cada faceta é simétrica e disposta num ângulo que não pode variar mais de meio grau.
Os diamantes podem ser lapidados em outras formas como gota, navete, baguete, coração, etc. – O formato coração costuma ser o mais caro pois perde-se muito da pedra na lapidação pela quantidade de angulos!






COMO AVALIAR UMA PEDRA:
São os 4 C’s.
  • C – Color (cor)
  • C – Clarity (pureza)
  • C – Cut (lapidação)
  • C – Carat (peso) (quilates)

Bom, a diferença entre o quilate do diamante e o do ouro é que o primeiro é uma unidade de peso, equivalente a 0,2 gramas ou 200mg, enquanto o segundo é uma unidade de pureza, equivalente a 1/24 da liga. Portanto, um diamante de 5 quilates pesa um grama e o ouro 18 quilates, ou 18K, é composto de 18/24 (75%) de ouro e 6/24 (25%) de outro metal (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS).Ou seja, um quilate não tem nada a ver com o outro. O termo tem origem no árabe “qirat”, que era o nome, ao mesmo tempo, de certa moeda e de uma unidade de peso. Em inglês diz-se “carat” (abreviado como “ct”) para o quilate do diamante e “karat” para o do ouro (daí o “K” da abreviação), o que leva certos desavisados a escrever erroneamente “kilate”.
§  Exemplo de proporções ideais de um diamante:
Em um brilhante com diâmetro de 5mm (100%), as outras partes teriam que apresentar as seguintes medidas para estarem dentro de uma faixa considerada ótima:

Diâmetro5mm
ParteTamanhos ideais em mm
Mesa2,65 a 2,87
Coroa0,73 a 0,81
Rondiz ou cintura0,1 (muito fina)
Pavilhão
(profundidade)
2,16
Peso34 pontos ou 0,34 quilates




UNIVERSO COLORIDO!
 Diamantes coloridos existem desde sempre – a questão é que, até recentemente, ou eram peças excepcionais, de colecionador, pelo tamanho e intensidade da cor, ou gemas menosprezadas, consideradas pelos leigos menos puras que as translúcidas. Não sem razão: os variados matizes que algumas pedras apresentam nada mais são que o resultado da presença, no cristal, de diferentes elementos da natureza que foram se juntando a ele ao longo do tempo. Os diamantes azuis, por exemplo, são os que contêm boro em sua estrutura; os amarelos, nitrogênio. A novidade é que o que parecia defeito foi transformado em qualidade através do trabalho de design e de marketing dos joalheiros. Misturado a pedras brancas, para ganhar destaque, até o desprezado diamante marrom ganhou status de gema chique. Rebatizado de "conhaque" ou "chocolate", hoje faísca em peças de grifes famosas
Os diamantes marrons são os mais comuns entre os coloridos. Por isso, as peças confeccionadas com eles podem chegar a custar metade do preço das jóias feitas com as pedras brancas. Infelizmente, isso não vale para todas as cores: o raríssimo brilhante vermelho, por exemplo, custa tão caro que poucas joalherias se atrevem a comercializá-lo.







CURIOSIDADE: O diamante é o mais duro material de ocorrência natural que se conhece, com uma dureza de 10 (valor máximo da escala de Mohs). Isto significa que não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância, exceto o próprio diamante, funcionando como um importante material abrasivo. Esta característica foi um dos motivos com que o diamante não fosse talhado durante muitos anos. As maiores jazidas do mundo são de África do Sul.Outras jazidas importantes situam-se na Rússia (segundo maior produtor) e na Austrália (terceiro maior produtor), entre outras de menor importância.
Dizem os especialistas que não existem dois diamantes iguais. Cada um é único e exclusivo, com suas características próprias. –  Unicos como cada uma de nós! rs


TRISTE NOTÍCIA:  Diferente do que se pensou durante anos, os diamantes não são eternos pois o carbono definha com o tempo, mas os diamantes duram mais que qualquer ser humano.Sendo carbono puro, o diamante arde quando exposto a uma chama, transformando-se em dióxido de carbono. É solúvel em diversos ácidos e infusível, exceto a altas pressões.

Pessoal, não vamos nos desiludir ok?! Meninas...diamantes serão eternos para nós!!!Poratnto, fica a dica para os namoridos, maridos, namorados e afim...DIAMANTES, BRILHANTES SEMPRE!  ;)
BOA NOTICIA: Fique sabendo que a meros 50 anos-luz da Terra (logo ali, a 473 trilhões de km) existe uma estrela de diamante com 1.500 km de extensão, cujo peso estima-se em decilhão (1033) de quilates.
A título de comparação, o maior diamante bruto já encontrado do mundo tinha 3.100 quilates, resultando numa pedra lapidada de 530 quilates. Pegue a picareta e procure a estrela BPM 37093, também conhecida como Lucy em homenagem à canção “Lucy in the sky with diamonds” dos Beatles.
Se a viagem parecer longa demais, a alternativa é fazer um diamante caseiro. Basta aquecer um pedaço de carvão a 1.400 graus centígrados e apertá-lo com a pressão de 55 000 quilobares, equivalente a cerca de 54.000 atmosferas.




Beijos, Beijos
Fonte : Wikipédia e livros de acervo!

36 comentários:

MICHELLE disse...

Oi,
Vi seu post sobre diamente e amei!!!
voce sabe dizer o que é diamante de carreira? ouvi isso quando esta querendo comprar um cordao tipo ponto de luz e o vendedor me falou que existia o brilhante de carreira que era mais barato. isso é verdade?

Ucha Valverde disse...

Oi Michelle! que bom que você gostou! Fico muito feliz!!
Olha eu NUNCA ouvi falar em diamante "carreira" - Existe o chamado diamante CARRÉ que na verdade é somente o nome dado a uma lapidação, um formato "quadrado" de lapidação! Não sei ao certo se foi isso que ele quis te dizer! Quanto ao preço, qualquer tipo de lapidação que não seja a redonda - brilhante, acaba sendo mais cara que as outras, apesar de ser uma lapidação mais comum (Carré) o preço vai variar de uma joalheria para outra! O difere mesmo o preço, ou seja, que faz mesmo difereça, é a pureza dele! Ou seja, a lapidação quadrada ou oval pode ser mais cara que a aredonda, mas se a pureza do redondo for maior, com certeza sera mais caro! Entendeu? Se puder te ajudar em mais alguma coisa só falar! beijos

Anônimo disse...

GUSTAVO DISSE:

Comprei uma peça com o tal brilhante, mas não botava muita fé, não tinha esse conhecimento. Eis que fui na caixa econômica, no penhor e o moço que me atendeu me falou, é ouro 18 com diamantes. Meu Deus, fiquei em êxtase. Mas no caminho para casa fiquei pensando, acho que isso é a mesma coisa, só não tinha tal conhecimento.
Obrigado pelo esclarecimento.

Anônimo disse...

amei o comentario !!! Mas o que vale mais ouro uo dimante?

Anônimo disse...

Oi! Gostei do post! preciso saber qual a melhor maneira de testar uma pedra diamante...Levei num dessas casa que compra ouro umas pedras igual caco de vidro e outras mas foscas, mas ela pegou uma maquininha e disse que não era nada! E agora? Como posso reconhecer um diamannte bruto? Obrigada! Ah e quais os tipos de lapidação?

Anônimo disse...

Diamante pode ser levado ao fogo? E poderia postar fotos de pedras preciosas, as mais encontradas em rios? Obrigada

Anônimo disse...

ola meu nome e pedro eu encomtri uma ela brila muito tem muito pomto luz tentro dela gostaria desaber si esta pedra tem valor meu emal perdobsbarbosa@hotma.com.br si pooder mi ajuda esclarecer eu gradecido abrigado

Anônimo disse...

Ola meu nome é amarildo, encontrei uma pedra em um rio proximo a minha casa ela é arredondada e amarelada, vendo um video no you tub sobre diamante em estado bruto, achei muito parecida com a minha, video de pedras que foram encontradas em um rio em sta catarina, gostaria de saber se sao diamantes mesmos os do video e como saber se minha pedra tb é verdadeira,, meu email é ildo.rg1964@yahoo.com.br

Anônimo disse...

nossa vc tirou bastante duvidas,eu simplesmente amo diamantes, brilhantes, ouro,etc. são incrivelmente chiks.kkk seu esclarecimento me ajudou muito mas queria tirar apenas mais uma duvida, eu tenho um solitário de diamante de 40 pontos,oq exatamente significa dizer 40 pontos?? obrigada.sayonara

Anônimo disse...

Queria saber quanto custa o diamante bruto gema hoje no mercado?
Quanto custa o quilate?

Anônimo disse...

Ola eu achei uma pedra gostaria de saber se ela e valiosa ela fica azul quando com na luz ultra violeta

Anônimo disse...

Curti muito o post, adorei as informações e seu carisma no texto! (Rapha)

Anônimo disse...

sim anônimo a sua "pedra" vala uma grana sim e é rara pois não é qualquer diamante que tem esse efeito de ficar azul com luz ultra violeta!!!!! :*'beijos espero ter ajudado!!!

Anônimo disse...

quem quizer comprar diamante tem no mercado livre não se esqueça de só clicar em comprar quando tiver certesa eim e lembrem-se de ver se o vendendor tem boas qualificações!!!!!!! bjs espero ter ajudado!! :)

Unknown disse...

Boa tarde, encontrei algumas pedras que, acredito ser diamante ou algum tipo de pedra preciosa, em solo de terra virgem e próximos de praias...

segundo alguns moradores, antigamente se encontravam muitos ouros e diamantes nessa regiao...

grato Adriano

Unknown disse...

Diamante negro é valioso

Anônimo disse...

Olá, sou morador de BH/MG,EM UMA VIAGEM A TRABALHO na região de Diamantina/MG, encontrei uma pedra parecida com diamante. se haver de avaliar meu mail argepqdt@hotmail.com/

Anônimo disse...

Caros amigos sou garimpeiro ,existem muitas pedras parecidas com diamante principalmente quartzo e topazio em uma escala de dureza de 1 a 10 o quartzo e 7 topazio 8 coridom 9
Diamante e 10 e a pedra mais dura da terra para um garimpeiro profissional e possivel reconheçer facilmente um diamante mas se voçe não e garimpeiro vai algumas dicas existe um aparelho que ajuda no reconhecimento e o diamond selector mais em algumas pedras ele pode errar cuidado não e perfeito,compare sua pedra com outras pedras do mesmo tamanho o diamante pesa mais e mais compacto o diamante não e transparente si a sua pedra for maior que 10 cm dificilmente sera um diamante normalmente são pedras pequenas se tiver duvidas procure um garimpeiro experiente ou um Gemologo.

Ester disse...

Possuo 2 pedras. Uma delas tem partes amarelas. Para saber se era diamante meti o martelo nela e ela se quebrou, não o amarelo, sim as partes esbranquiçadas.
A outra é roseada. Também meti o martelo, mas essa não se quebrou
Elas são foscas mas contornando percebe-se que existe brilho como o vidro. Poderiam ser diamantes?

Ester disse...

Possuo 2 pedras. Uma delas tem partes amarelas. Para saber se era diamante meti o martelo nela e ela se quebrou, não o amarelo, sim as partes esbranquiçadas.
A outra é roseada. Também meti o martelo, mas essa não se quebrou
Elas são foscas mas contornando percebe-se que existe brilho como o vidro. Poderiam ser diamantes?

Anônimo disse...

eu esto com umas 5 pedras aqui eu acho que seja diamante como faço pra testa

Anônimo disse...

Gostei vou tentar fazer o Diamante Caseiro. Obrigada.Mas Não Sei onde pressionar ,mas vou tentar.Muito Obrigada!

Unknown disse...

Tudo nessa vida tem valor se náo tem para vc tem para mim se quiser me dar eu aceito

Unknown disse...

A onde fica??????

Unknown disse...

Kkkk kkkk

Unknown disse...

E só dar uma voltinha com elas em Copacabana se roubarem ai e diamante

Unknown disse...

E só dar uma voltinha com elas em Copacabana se roubarem ai e diamante

Unknown disse...

tenho umas pedras brancas pode valer queria mandar as fotos

Felipe disse...

olá Pessoal..
Compramos e vendemos Diamantes ...
Para mais informaçoes, segue o link do nosso site !

www.aloisi.com.br/avaliacao.php

att,

josi pinheiro disse...

Hoje descobri o que é um brilhante e um diamante, aliás todas as gemas são maravilhosas. É hoje descobri que quero me presentear com cada uma delas. Já que não tenho dinheiro para comprar um imóvel por menor que seja, vou investir em jóias, pois no dia que eu precisar terei algo de valor.

josi pinheiro disse...

Hoje descobri o que é um brilhante e um diamante, aliás todas as gemas são maravilhosas. É hoje descobri que quero me presentear com cada uma delas. Já que não tenho dinheiro para comprar um imóvel por menor que seja, vou investir em jóias, pois no dia que eu precisar terei algo de valor.

Unknown disse...

ola amigo boa noite em primeiro luga quero lhe parabelizar pelo pagina curtir!!! to com uma duvida achei uma pedra ao carvar o cao e ela mim chamou atencao pos os lado delas tem 5 quinas esculpida ao batere em cima dela quebro uma parte,e quiria manda foto por se possivel entrar em contato comigo ? meu imail RAAFAEL.2017@GMAIL.COM DESDE JA OBRIGADO AGUARDO SUA RESPOSTA !!!!

Beto disse...

Olá amigo, bom dia, gostei da postagem, muito esclarecedora!
Gostaria de lhe fazer algumas perguntas:
1- Qual é a valorização média de um diamante lapidado, em relação a sua forma bruta?
2- Como anda o mercado mundial de diamantes? O que é maior: A fabricação ou a demanda?
3- (Investimentos em diamantes): Vale à pena?

Unknown disse...

Me manda uma foto dela, meu zap 083-99822-4315

Unknown disse...

ola tony paulista amei as suas explicações e respostas para os que tem duvidas sobre diamantes tony hoje e 20 10 2017 quero te convidar por favor para ligar e se cadastrar no meu watssapp 5566 98129 6581 pois tenho desenas de vídeos de verdadeiros diamantes moissanites de varias cores formas e tamanhos lotes com 500 diamantes a 4.00 dólares a unidade vindo das maiores minas e escritórios de vendas do polo do ouro e diamantes testados e com certificados da africa .por favor me ajude a vender pois tenho uma empresa que compra e vende tudo em gemologia mas não tenho compradores ainda tenho lote de ate 400 kilos de ouro 24 kilates 99,99 de pureza do kenia na africa por 28.000 mil dólares o kilo. pronto para vir para o comprador final pela a minha empresa. aguardo ligação sua por favor...obrigada maria de fatima de Souza tenha uma boa tarde com deus.

Juliano disse...

Estou em busca de um investidor para uma área de 9.000 hectares no MT já com todas as licenças e Guia de Utilização pronta para extração de diamantes, porém também muito rica em ouro. Precisa de alguém para montar a mineração ou pelo menos comprar a planta, PC e caminhões.

Proposta:
https://www.linkedin.com/pulse/area-diamond-gold-mining-brazil-juliano-cunha/

WhatsApp: +5535984299938