quinta-feira, 3 de novembro de 2011

OURO : ESCLARECIMENTOS


 Ola Pessoal!
Tudo bem?! Desculpem me a ausência esse feriado mas estava trabalhando muuuito terminando os desenhos da coleção nova e em breve vou mostrar pra vocês! Por falar nisso, o post de hoje é sobre duvidas que surgem nas pessoas quando você responde que sua profissão é OURIVES!Praticamente rola um questionario, sendo assim, perci as duvidas gerais que andam rolando por ai...se você também não sabe muito sobre o que vou falar aqui, fique tranquilo(a), apartir de agora não falarão mais grego com vocês!rs



SOBRE O OURO:
Quando você entra numa joalheria, ou conversa com alguém, lê, facebook, catalogos, enfim, qualquer coisa que seja relacionada ao OURO/JOIA vem junto de um 18K e você continua sem saber o porque dos 18 e muito menos do K!rs

Ouro 18K


O que significa ouro 18K?
Por exemplo, Ouro 18 Quilates ou Ouro 750 são a mesma coisa.Ou seja, para cada Gramo de Ouro 750 - ou 18K - 75% é composto de Ouro Puro (999,9) e 25% de outros metais-liga (prata, cobre, paladio, etc.). Jóias confeccionadas com Ouro Puro são extremamente frágeis e é praticamente impossível usá-las. Sendo assim, o metal Ouro deverá ser "misturado" com outros metais para, aí sim, confeccionar-se uma verdadeira Jóia. 
Ouro puro?! Como assim? Sera que alguem já me enganou e comprei ouro “ruim”?
O ouro puro é denominado ouro 1000 ou 24 quilates (24K). Na realidade, o ouro nunca tem uma pureza total, e a classificação mais alta cai para 999 pontos. O ouro 24K que chamamos de 100% puro equivale a 999 pontos na escala européia. O ouro 18K, que tem uma pureza de 75%, equivale a 750 pontos.

Ouro 24K


SIMPLIFICANDO AINDA MAIS : Ouro PURO = 24k (não usamos pois ele é “mole” – a joia fica frágil – era muito usado nas joias portuguesas antigamente. Sua cor é amarelo/dourado bem forte .
                                              Ouro 18K 75% de ouro puro (24k) e outros 25% de ligas para dar “dureza” e cor ao ouro.

OURO COLORIDO? DAR COR? COMO ASSIM?Minha vizinha/amiga/sogra/cunhada/conhecida comprou um anel de ouro negro e um violeta, acho que ela esta surtada! Rs – CALMA! VOU EXPLICAR!
Existe possibilidade de “colorir” o ouro, modificando o percentual da liga! Praticamente uma aula de química! Veja bem!
As joias de ouro, que pareciam intocáveis, mudaram para entrar na moda – sem perder seu valor. A novidade de produzir o metal nas cores verde, preta e turquesa tem levado a mulherada a loucura! . As peças de ouro colorido ganharam desenhos ousados, romanticos, são vistos em uma cor em especial: o rosa. O ouro rosé está de volta (foi moda nos anos 1940). Ele era visto apenas em detalhes de anéis e brincos. Aos poucos, porém, passou a ocupar a peça inteira.



Assimo como expliquei ainda pouco, qualquer cor de ouro leva 75% do metal puro e o restante de ligas diferentes. O Rosa leva cobre e prata, que é uma liga resistente e que facilitou muito a comercializacão dele, já o mesmo não aconteceu com o ouro roxo, verde e preto. Segundo os ourives que arriscam cores inéditas, o problema desses tons é a baixa resistência dos metais que compõem a liga: alumínio, cobalto e platina. “Essa falta de rigidez limita o tamanho da peça e a criatividade do designer”, diz Fabrício Cunha, ourives especialista em ouro roxo.A boa notícia é que há outros tratamentos que podem dar ao ouro cores inusitadas. O mais comum é tingir o ouro amarelo com banhos de ródio, um metal que não altera suas propriedades e pode dar a ele qualquer cor. O banho de ródio tem a vantagem de poder ser removido a qualquer momento. Essa técnica é usada por grifes como Dior e Yves Saint Laurent.

Alguns exemplos de ouro colorido:


Alianças ouro colorido: azul,chocolate,branco,preto,dourado, purpura e verde.

Ouro Negro

Ouro azul e Ouro Violeta

Ouro Branco


ouro Rosa

Ouro Roxo e Ouro Rosa

Ouro verde

Ouro Vermelho

Ouro vermelho com banho de Ródio Negro.


QUILATE versus QUILATE
   A diferença entre Quilate (medida de peso de Gemas) e Quilate (teor de pureza de Ouro) é somente quando a palavra é empregada para explicar a característica da Jóia. Por exemplo,  um Solitário de Ouro Branco 18 Quilates com um Diamante de 3 Quilates quer  dizer : um anel modelo Solitário em Ouro Branco 18 K (ver parágrafo acima) cuja Gema (pedra) é um Diamante pesando 3,00 Quilates (que equivale a 0,60 grama pois,cada 1g equivale a 5,00 Quilates)

Veja a tabela explicativa:



Espero que tenha tirado algumas duvidas de vocês! Não sou professora mas o trabalho de ourives que nos faz lidar com esses materias diarimante nos propõe entender um pouco mais sobre esses fascinios que as aulas de quimicas tão odiadas antigamente, hoje me encantam!
Beijos beijos e não percam semana que vem vou explicar sobre BRILAHNTES, DIAMANTES...rs

Fonte : InfoJoia e JoiaBr

2 comentários:

Anônimo disse...

pubecOlá, fiquei com dúvida em relação a composição do ouro verde claro pois consta na tabela75% de ouro, 2% de cobre e 2% de cádmio. Como completamos os outros 21%? Obrigado.

Júnior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.