quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O QUE SÃO JOIAS?

Ola Pessoal!!!
Que saudades de voces!!
Mal descansei meu “esqueleto”e já estou na ativa! Alias, tive que voltar antes do previsto pois o dever me chamou!!
Teria que fazer uma listinha pra vocês de novidades logo de cara em 2012 e isso daria um longo post, então vou ontando aos poucos para vocês ok?!
O Blog começa o ano assim da forma que terminou mas mês que vem estar’’a de cara nova e quero a aprovação de vocês ok?!
Vamos começar então REDEFININDO qual o motivo de estarmos aqui! Afinal, pra quem acompanha o Blog sabe ou pra qem esta chegando agora fique sabendo, não é só de joias e ouro puro ou 18 Kilates que é assunto por aqui!!



O QUE SÃO JOIAS?! ...


...são peças criadas a partir de metais nobres e pedras preciosas e semi- preciosas..."
Achei realmente interessante esta colocação, pois ela colabora aqui para a nossa discussão.Então, será que só podemos considerar jóia quando o seu metal for nobre e a sua pedra preciosa?
A jóia traz em si uma questão de poder econômico, ela erepresenta um estatos, porém, então, por que não apenas pendurar barrinhas de ouro no pescoço e nas orelhas?!
Onde entra a questão do design, da técnica, da estética?!
Não podemos esquecer que a jóia é um ornamento para o Homem. Um artefato que pode demonstrar além da riqueza e do poder , a criatividade ou uma identidade. ( então todos vão usar as mesmas barrinhas de ouro?)
A questão do valor é muito variável! Quando pensamos em um pedaço de fóssil ou uma relíquia pessoal, ou até, por que não, uma preciosidade eletrônica: um "chip" da primeira era dos computadores. Onde está o valor? Na raridade , na qualidade, no preço do mercado?


Como devemos chamar os ornamentos produzidos pelos índios ou aquelas peças étnicas de tribos antigas preservadas até hoje?
Será que jóia diz respeito à durabilidade da peça? Será que jóia tem que ser eterna, enquanto bijuteria é efêmero, é de moda?
Eu discordo que jóias são apenas aquelas elaboradas com metal nobre e pedras preciosas, na minha opinião, jóia envolve , além do material, estética e conceito, vinculados à ciatividade e à linguagem do seu criador.

Vocês devem estar pensando o que uma designer de joias esta dizendo?!

JOIAS são sim JOIAS com letras maiusculas...puro glamour, desejo, LUXO, ápice da paixão entre o material e o sentimental! Essa é minha definição da JOIA objeto! Joias em ouro,amarelo ou branco... com brilhantes ou outras pedras preciosas... é uma explosão dentro de qualquer mulher quando adquiri uma!


Mas a palavra JOIA vai mais além... o que pode ser considerado JOIA ou NÃO, não desrespeito a mim dizer aqui...mas sim, cada uma ou cada um de vocês! Joia é um sentimento, um estado de espirito!

Essa palavra que faz brilhar os olhos das moças veio do Francês jouel, “ornamento, adorno,joia”, possivelmente do Latim gaudium, “alegria”, já que uma joia costuma causar isso numa mulher.
GAUDIUM – ALEGRIA! Portanto, não importa se é de ouro com brilhantes ou uma pulseirinha de linha e missangas ou até mesmo qualquer outra coisa que não seja adorno e sim objetos mesmo!!! O que realmente importa é o significado que aquele objeto tem para você e o quanto precioso é o valor no seu coração!!!
Beijos beijos!

APROVEITEM O BLOG E DIVIRTAM-SE!!!














Nenhum comentário: