segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RIO + DESIGN x PALÁCIO TIRADENTES

Bom dia Pessoal!
Ontem resolvi ir conferir mais uma exposição de Design aqui no Rio.Como ja havia comentando em um post anterior(clique aqui!), não existe sensação mais engraçada, boa do que andar pelas ruas mais movimentadas do centro do Rio como se elas fizessem parte de uma cidade fantasma!Dessa vez, fotografei para mostrar que não é mentira! Poder ficar parado no meio da 1o de Março e contar até 30 não é para qualquer dia!rs Vale a pena experimentar!rs

Confesso que sobre a Mostra, esperava um pouco mais, apesar dos grandes nomes em destaque, achei que chegaria la e me deparasse com algo maior e mais elaborado (Audition feelings),porém adorei tudo que vi e além do mais, algo me impressionou muito mais do que a exposição, fazendo valer a ida e sugerindo a todos vocês que moram aqui no Rio ou que passarem por aqui, dar um pulo la também!
Vamos conferir as fotos da Mostra Rio + Design:




MEDIDOR DE MACARRÃO - cada placa refere-se a quantidade de pessoas!AMEI!


AMEI!

AGORA, NA ME IMPRESSIONOU MAIS DO QUE OS RICOS DETALHES DO LOCAL!O Palácio Tiradentes é lindo e tem muita história pra contar!

O primeiro edifício era um parlamento imperial, construído no ano de 1640, que possuía no seu piso inferior uma cadeia chamada de "Cadeia Velha", onde eram abrigados os presos do período colonial e onde também esteve preso, por três anos, o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), enquanto aguardava a execução na forca, o que viria a acontecer no dia 21 de abril de 1792.
O prédio do parlamento imperial foi demolido em 1922, e deu lugar ao Palácio Tiradentes, edifício monumental projetado em Estilo Eclético por Archimedes Memoria e Francisco Cuchet inaugurado em maio de 1926, que homenageia o alferes Tiradentes, e que hoje oferece aos visitantes uma exposição multimídia permanente, intitulada: Palácio Tiradentes: lugar de memória do Poder Legislativo.O Palácio Tiradentes localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi o antigo prédio do Congresso Nacional brasileiro, entre 1926 e 1960, e é a atual sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Fonte Wikipédia.








Em estilo eclético, a fachada é revestida por concreto armado. Destaca-se a cúpula, adornada com esculturas alegóricas representando a Independência e a República. Por dentro, a cúpula, ornamentada com pinturas de autoria do artista brasileiro Rodolfo Chambelland, ostenta um vitral pintado como o céu da noite de 15 de novembro de 1889. O prédio abriga ainda decorações realizadas por artistas renomados como Eliseu Visconti, Carlos Oswald e João Timóteo da Costa. O painel decorativo do plenário do Palácio Tiradentes foi executado por Eliseu Visconti em 1926 e representa a assinatura da primeira Constituição Republicana de 1891. No grande painel, restaurado em 2001, figuram em tamanho natural os retratos dos sessenta e três constituintes.





Gente, tem muitas fotos...o lugar é realmente LINDO...incluam no roteiro de vocês e tirem suas conclusões!! Desfrutem desse passeio pois vale muito a pena!
Ahh! A entrada é gratuita!
Palácio Tiradentes, ALERJ
Rua Primeiro de Março s/n, Praça XV ¤ Centro ¤ Tel.: 2588-1000 ¤ Horário de funcionamento: 2ª a sáb das 10h às 17h, dom das 12h às 17h

Nenhum comentário: